Urban Jungle

Urban jungle (ou “selva urbana”) é contemporâneo e orgânico. A tendência consiste em convidar o verde para o interior e cultivar um contato mais próximo com a natureza. Os ambientes na linha Urban Jungle podem ter móveis com materiais naturais, cores terrosas e estampas de folhagens, mas a grande estrela do estilo são as plantas.

Em tempos tão frenéticos, a presença delas traz paz ao lugar e às almas dos moradores. O convívio com a natureza fomenta vida, aconchego e bem-estar. Algumas plantas populares que são empregadas incluem a pilea e a monstera, que inclusive rendeu uma hashtag popular no Instagram de adoradores da espécie compartilhando fotos de suas monsteras com #monsteramonday.

Sala de estar com parede / jardim vertical verde.

Jardins verticais e vasos suspensos também são ótimas opções para compor o design. Na foto, projeto Apartamento Rejane Gambin por KZA Arquitetura.

Independente de qual espécie você trará para casa, é importante escolher uma que case com sua personalidade. Algumas requerem atenção constante enquanto outras são ideais para quem tem pouca disponibilidade de tempo. De um modo geral, observação e uma tentativa de entender as plantas é a chave para um bom desenvolvimento das plantas.

Ou se preferir, opte por plantas permanentes. Às vezes, por razões técnicas ou mesmo por praticidade, é preferível montar arranjos com as artificiais. Isso não significa depreciar o valor estético do projeto, como falamos no nosso post sobre plantas permanentes.

O estilo Urban Jungle tem o propósito de reconectar o morador que está em cidades pesadas e caóticas com a leveza da natureza. Resgatar o senso de tranquilidade e bem-estar que vem das plantas. Por isso, o estilo está cheio delas!

Porém, mais do que com plantas (sejam elas naturais ou permanentes), um interior Urban Jungle pode ser construído com outros elementos: os móveis. 

Preferir móveis naturais é uma maneira indireta, porém eficiente de incorporar o estilo. Materiais como madeira rústica e até mesmo palha são ótimas escolhas para remeter ambientes externos. 

E sucesso maior vem com a harmonia dos elementos. É ao mesmo tempo prazeroso e sábio combinar móveis de material natural com plantas vivas e outras permanentes em jardins verticais, por exemplo. Se aproveitar o espaço interno e suas entradas de luz natural, maiores ainda os ganhos para o projeto. 

Independente da composição do design, o importante é trazer e aproveitar a energia positiva que o Urban Jungle tem.

 

Atendimento